O sorriso da maturidade

A população brasileira está cada dia mais experiente, e muitos aspectos na vida dessa geração melhoraram, e muito, nos últimos anos. Entretanto, para um completo estado de saúde devemos pensar também em nossa saúde bucal.

Cada vez mais a odontologia dispõe de recursos capazes de melhorar, e em alguns casos devolver, um belo sorriso a quem já trabalhou tanto. Tratamentos como o ortodôntico que antigamente era procurado somente pelos mais jovens, hoje já se tornou comum em pessoas com idade mais avançada.

Já para quem perdeu precocemente os dentes, existem opções de próteses fixas que oferecem ao paciente um conforto maior que as próteses removíveis, sejam elas total – dentadura – ou parcial – ponte.

Mas além de novas técnicas e procedimentos, a manutenção de hábitos saudáveis é muito importante para a saúde bucal. Use o fio dental todos os dias antes da escovação, e depois de cada refeição. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, com escovas macias, que devem ser trocadas a cada três meses.

O essencial para permanecer com um belo sorriso é manter visitas periódicas ao cirurgião dentista, a fim de evitar tratamentos invasivos. Esta iniciativa pode evitar não somente o aparecimento de lesões de cárie, mais também lesões em lábio, língua, bochecha e gengiva, assim como descobrir precocemente o câncer de boca e tantas outras doenças bucais. Prevenir é sempre melhor que remediar.

Dra Mariana A. Ferreira Santana