Endodontia em dentes decíduos
As crianças podem perder os (dentes de leite), decíduos, e até mesmo os permanentes, quando a polpa, tecido vivo do interior do dente, torna-se infectada. Este é o resultado causados por traumas e por carie, doença capaz de gerar sérios incômodos mesmo na infância.
A importância do tratamento Endodôntico é preservar e prolongar a permanência desses dentes na boca, pois sao os guias para o desenvolvimento dos dentes permanentes que irão substituí-los. E danos que resultem na perda desses dentes podem ser ainda mais graves, considerando que, nessa idade, o crescimento da maxila e mandíbula ainda não está completo, resultando em problemas de oclusão (mordida).
O sucesso do tratamento endodôntico não está relacionado apenas à ausência de dor, mas também à coloração normal da gengiva ao redor do dente tratado, à ausência de sinais clínicos de inflamação e infecção, de lesão na radiografia e de fístulas.
O acompanhamento do caso é de grande importância para que o permanente não sofra agressões antes de sua erupção ou para que possiveis agressões sejam sanadas e os possíveis danos, minimizados.